Tuesday, April 11, 2006

Continuando nossa viagem, Marinheiro Eu Sou, conheçamos um pouco do IMORTAL, o C12, o Cruzador Ligeiro TAMANDARÉ !

Do site http://www.regobarros.eng.br/tamandare/index2.htm :

BEM-VINDO A BORDO !

Joaquim Marques Lisboa, Almirante e Marquês de Tamandaré, com sua impar personalidade foi homenageado pela Marinha do Brasil, ao ter seu nome escolhido para o ex-"Saint Louis", Cruzador Ligeiro da Marinha dos Estados Unidos, adquirido pelo Brasil em 1952. O Cruzador Tamandaré prestou relevantes serviços até 1975, formando tripulações, consolidando doutrinas e procedimentos, mostrando nossa Bandeira, dignificando, em reciprocidade, o seu patrono.

CARACTERÍSTICAS

Deslocamento: 10.000 t; 12.900 t(máx)
Comprimento Total: 185,42 m
Comprimento entre perpendiculares: 182,88 m
Boca extrema(por fora da couraça): 18,79 m
Pontal moldado: 12,82 m
Calado médio: 7,30 m
Raio de ação: 14.500 a 15.000 milhas
Velocidade máxima: 32,5 nós
Cavernas: 150
Conveses: 3
Couraça:
3 pol na plataforma e terceiro convés;1 1/2 pol no costado a meio navio;e3 a 5 pol nas torres
Mastros: 2
Guindastes: 1
Hangar: 1
Propulsão:
4 unidades,compostas,cada uma, de duas turbinas a vapor Philadelphia Navy Yard sendo uma de alta pressão e outra de baixa pressão de 100.000 HP de potência total e 28.000 HP, em marcha à ré,distribuidas em duas praças,por quatro grupos,dois à vante e dois à ré,conectadas por engrenagens redutoras Falk Corporation a quatro eixos.
Hélices: de três pás de bronze manganês
Vapor:
produzido por oito caldeiras Babcock & Wilcox, distribuídas em duas praças, sendo todas do tipo expresso, produzindo vapor saturado(para manobra) e superaquecido(para viagem), pressão de regime de 565 psi e temperatura de vapor superaquecido de 700 gráus.
Óleo combustível: 2.100 ton
Leme: comando elétrico hidraúlico, manobrado do passadiço e por rodas disponíveis no compartimento do leme.
Armamento:
15 canhões de 152 mm, 47 calibres, semi-automáticos,telecomandados, montados em cinco torres tríplices no sentido axial, três à vante e duas à ré;8 canhões de 127 mm, 38 calibres, semi-automáticos,duplo emprego, montados em quatro torretas e em seis reparos duplos,distribuidos em igual quantidade, de cada bordo;28 canhões de 40 mm, 56 calibres, automáticos, montados em quatro reparos quadruplos,dois a boreste e dois a bombordo;8 metralhadoras automáticas Oerlinkom de 20mm, 72 calibres,montadas em reparos singelos, quatro por bordo, seis à vante e dois à ré;2 canhões de salva de 3 lb.
Direção de tiro:
1 estação previsora;2 direções de tiro, uma à vante e outra à ré;2 alças diretoras MK34;14 alçasdiretoras MK51;21 alças diretoras MK14;4 designadores de alvo; e2 estações de defesa anti-aérea
Energia elétrica:
2 turbo-compressores e 2 diesel alternados,corrente trifásica, 450 volts, sendo um deles de 700 Kw, e o outro diesel e dois alternadores de 500 Kw.
Água potável:
2 grupos destilatórios principais Philadelphia Navy Yard, Griscon-Russel Co., de baixa pressão, com capacidade total de 40.000 galões/dia; e1 grupo destilatório de emergência de baixa pressão,tipo Soloshell, Griscon-Russel Co., com capacidade total de 8.000 galões/dia.
Sistema de refrigeração:
2 compressores situados no compartimento da frigorífica;4 sistemas de ar condicionado que ventilavam:compartimento da máquina do leme,centro de informações de combate, previsora,enfermaria,gabinete dentário e sala de cirurgia.
Centros de Informações de Combate(CIC)
Principal:
1 radar SG para busca de superficie;1 radar SK para busca aérea;1 repetidora projetada VJ;1 traçador de derrota
Auxiliar:
1 radar SG1 traçador de derrota.
Outros Equipamentos:
8 repetidoras VC instaladas em diversas estações a bordo;radares de identificação;1 estação de medidas anti-radar,contendo 1 transmissor de bloqueio e 1 conjunto de interpretação radar;radiogoniômetros;loran;ecosondador;9 transmissores;31 receptores;2 amplificadores para megafones;3 adaptadores panorâmicos;e2 frequencímetros
Comunicações Visuais:
6 bolsas de sinais;2 holofotes de 24 pol;e6 holofotes de 12 pol.
Embarcações Miudas:
2 lanchas;2 baleeiras a motor;25 balsas;e28 redes flutuantes.
Tripulação:
58 oficiais;35 suboficiais;168 sargentos;e 809 marinheiros.


Visitem o site do IMORTAL C12 http://www.regobarros.eng.br/tamandare/index2.htm e embarquem nesse Fantástico Navio !
O TAMANDARÉ VIVE NA LEMBRANÇA DE SEUS TRIPULANTES, Marinheiro Eu Sou, do IMORTAL fui tripulante !

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