Thursday, April 13, 2006

Marinheiro Eu Sou, continuando a viagem.

Eis o CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE WANDENKOLK, CIAW, Organização Militar, onde realizei o Curso de Aperfeiçoamento de Armamento para Oficiais, de MAR a DEZ de 1968.
Do site do CIAW, https://www.mar.mil.br/ciaw/wandenkolk.HTM , abaixo um resumo das atividades hoje desenvolvidas no Centro, na Ilha das Enxadas, Rio de Janeiro/RJ.
Visitem o CIAW, clicando na URL acima.

CRIAÇÃO DO CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE WANDENKOLK
A história desta ilha é marcada por várias transformações. A partir de 1808, foi
utilizada como hospital para marinheiros ingleses que acompanharam a Família Real Portuguesa. Depois, passou a abrigar um depósito de carvão, transformado em depósito de construção naval, Escola de Aviação, Escola Naval, Escola de Educação Física e em 1945, o Boletim No 45 do Ministério da Marinha publicou um esboço de organização para os Centros de Instrução, que foi ratificada pelo Decreto-Lei No 8389, de 17 de dezembro, publicado no Diário Oficial de 22/12/1945, aprovando o funcionamento de dois Centros de Instrução: " Almirante Wandenkolk", na Ilha das Enxadas, no Rio de Janeiro e "Almirante Tamandaré", em Natal, Rio Grande do Norte. Estas transformações levaram ao todo cento e trinta e sete anos de história.

LOCALIZAÇÃO

Localizada na baía de Guanabara, a
Ilha das Enxadas tem como pontos mais
próximos do continente o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e o Píer da Praça Mauá. A ilha foi adquirida, pela Marinha, em 1869. Em 1760 já havia sido iniciada a construção do 1° prédio – O Colonial -. Ao longo dos anos, a ilha sofreu diversas modernizações em suas instalações e prédios, a fim de melhor receber seus alunos nos diversos cursos que são ministrados.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home