Wednesday, April 19, 2006

Marinheiro Eu Sou viajando.

Do site http://www.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br/C/C117/C117.htm


NE/NTrT Custódio de Mello - G 15/U 26/G 20
Classe Custódio de Mello

"Rei dos Mares"

D a t a s

Batimento de Quilha: 13 de dezembro de 1953 Lançamento: 10 de junho de 1954 Incorporação: 1º de dezembro de 1954
Baixa: 2002


C a r a c t e r í s t i c a s

Deslocamento: 5.820 ton (padrão), 9.464 (carregado).Dimensões: 119.44 m de comprimento, 16.06 m de boca e 6.25 m de calado.Propulsão: Vapor; 2 caldeiras Foster-Wheeler/Ishikawajima a 350º C, 2 turbinas a vapor Ishikawajima gerando 4.800 shp, acoplados a 2 eixos.
Combustível: 861 toneladas.
Energia Elétrica: ?
Velocidade: máxima de 17 nós e cruzeiro de 15 nós.
Raio de Ação: 5.000 milhas à 14 nós. Armamento: 4 canhões de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 26 em quatro reparos singelos, 2 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm em dois reparos singelos.Sensores: 2 radares de navegação tipo Decca (instalados anos mais tarde).
Capacidade de Carga e Equipamentos: até 4.000 toneladas de carga, e 425 m3 de carga frigorífica, em três porões, capacidade para receber pequenos helicópteros ou carga helitransportada na popa. Ar condicionado e ventilação mecânica em todos os compartimentos habitáveis e de trabalho. Instalações completas para o transporte de tropas com sanitários, cozinha, etc., gabinetes médico, odontológicos e enfermaria.
Código Internacional de Chamada: PWJP
Tripulação: 127 homens.
Tropa Transportada: 497 homens ou 1.972 por curtos períodos.

H i s t ó r i c o

O Navio de Transporte de Tropas Custódio de Mello - G 20, é o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse
nome em homenagem ao Almirante Custódio José de Mello, Ministro da Marinha do Governo Floriano Peixoto. Foi construído pelo estaleiro Ishikawajima Heavy Industries Co. Ltd., em Tóquio, Japão. Teve sua quilha batida em 13 de dezembro de 1953, foi lançado ao mar em 10 de junho de 1954, tendo como madrinha a Sra. Barbosa Carneiro, esposa do Embaixador do Brasil no Japão. Foi entregue em 9 de outubro de 1954 e submetido a Mostra de Armamento em 1º de dezembro de 1954. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Raimundo da Costa Figueira.

1959

Entre 1º de agosto e 12 de dezembro, ainda como Navio Transporte, realizou a sua I Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (I VIGM).

1961

Em 13 de julho, foi recomissionado como Navio-Escola pelo Aviso n.º 1407.


Realizei, como Guarda-Marinha, a viagem de instrução em 1966.

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